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Conheça quais são as fases do sono


Um ciclo do sono completo é fundamental para garantir equilíbrio mental e físico

Você provavelmente já ouviu alguém dizer que tem o sono leve ou então que “dormiu igual a uma pedra”. Na verdade, esta é uma maneira popular de se referir às fases do sono.

Durante todas as noites, o ser humano passa por um ciclo do sono, que possui quatro etapas e uma duração média de 90 minutos. Cada uma delas tem uma característica fisiológica específica.

O ciclo começa pelo estágio do sono mais leve e aumenta gradativamente até chegar no mais profundo, o estágio REM (Rapid Eye Movement). Após atingi-lo, o corpo retorna para a primeira fase do sono, dando início a um novo ciclo. No caso de uma pessoa adulta, este processo se repete ao menos cinco vezes durante a noite.

As fases do sono e suas características

A primeira fase é quando sentimos sono e nos deitamos, a respiração fica lenta e é possível ter a sensação de estar caindo. Os músculos não estão relaxados e podemos ser despertados com facilidade. Normalmente este período dura aproximadamente 10 minutos, até evoluir para a fase seguinte.

Na fase dois, também há uma redução na frequência cardíaca e a temperatura do corpo cai. É nesta etapa que muitas pessoas permanecem por mais tempo. Com duração aproximada de 20 minutos, a pessoa ainda está consciente e pode despertar sem muita dificuldade. O corpo já está relaxado, mas a mente ainda está atenta.

A fase três é uma das mais importantes do ciclo do sono, aqui recuperamos nossas energias e pequenas lesões que podem surgir durante o dia. Este é um nível um pouco mais profundo de sono, se comparado aos anteriores. A mente e o corpo estão relaxados, não há sonhos e a sensibilidade a barulhos e outros fatores externos diminui.

A fase REM é a mais profunda e completa o ciclo do sono. Ela dura aproximadamente 10 minutos e pode aumentar a cada novo ciclo. Este é o estágio em que os sonhos aparecem, a frequência cardíaca aumenta e os olhos se movimentam rapidamente.

Dicas para completar o ciclo do sono com qualidade

Um ciclo do sono completo é fundamental para garantir o equilíbrio mental e físico de cada pessoa, evitando problemas de saúde como ansiedade, mal humor e problemas de memória.

Agora que você já sabe como funciona as fases do sono, veja algumas dicas para completar um ciclo com qualidade:

  • Procure dormir sempre no mesmo horário para manter o ciclo do sono regular;
  • Pratique atividades físicas regularmente, mas evite fazê-las até duas horas antes de se deitar, pois a adrenalina liberada pode causar insônia;
  • Evite consumir quantidades elevadas de cafeína;
  • Evite mexer no celular e computador antes de dormir. As luzes desses aparelhos são estimulantes para nos manter acordados;
  • A dica mais importante: escolha um colchão de qualidade.

Os colchões da King Koil são produtos de alta qualidade e extremo conforto, fabricados com matérias-primas nobres e o melhor da tecnologia americana. Tudo para garantir uma noite de sono tranquila e saudável. Para saber qual o modelo que mais encaixa em sua necessidade, visite uma de nossas lojas ou acesse nosso site